cartaz oficina criação.png

Curso online dividido em sete módulos semanais nos quais se abordará a criação sonora a partir de eixos teórico/ reflexivos e práticos. Leituras, audições, construções de narrativas sobre os sons, exercício de criação e compartilhamento de processos serão as ferramentas usadas nesta oficina.​

Vamos abordar a criação sonora por diferentes óticas. Pela abordagem social e cultural a partir do estudo dos diferentes significados para criadores e ouvintes. Pela abordagem estética a partir da compreensão dos códigos sonoros construídos e utilizados pela indústria cultural. E também pela percepção física do som, a partir da observação e estudo sobre a ressonância dos sons nos corpos e da escolha de tais combinações de forma alquímica e intencional. Nesta abordagem holística da música iremos refletir sobre a forma de organização dos sons ao longo do tempo e sobre a compreensão de sistemas musicais.

 

encontros via zoom | aulas ao vivo que serão gravadas e disponibilizadas

19h às 21h

29/08/22.

Música é linguagem? Estruturas da música e notações de som

05/09/22.

Ferramentas de criação: motivos melódicos e ostinatos

12/09/22.

Vibração e frequência: uma reflexão física e metafísica sobre o som

19/09/22.

Figuras de linguagem: aspectos semânticos, fonológicos e sintáticos 

26/09/22.

A linguagem das mulheres: música e epistemologia feminista

03/10/22.

Os sons das palavras: ritmo do discurso e prosódia

 

Curso destinado para:​​

  • apaixonades por música;

  • pessoas não iniciadas na linguagem musical e iniciantes;

  • estudantes de música de todos os níveis;

  • quem já toca ou canta e que gostaria de expandir seus conhecimentos sobre compoisção;

  • profissionais da música que pretendem ressignificar sua relação com a música;

  • pessoas compositoras que busquem dialogar sobre o tema;

  • pesquisadores de música e linguagens artísticas em geral;

A próxima turma inicia em: 

29/08/22 (segunda-feira) das 19H às 21H

O curso conta com:

  • material exclusivo em PDF

  • vídeos exclusivos sobre os conteúdos

  • nuvem de leituras 

  • grupo no whatsapp para compartilhamentos e trocas

depoimentos

Karla Ribas

Resolvi fazer a oficina de criação musical com o intuito de estabelecer uma reconexão interna, pois não trabalho profissionalmente com música. não imaginei que seria tão especial quanto foi! consegui me abrir para escrita e composição, venci o temor de mostrar o que crio e compartilhar com outres e pude me enxergar de uma forma mais bonita :) a turma era incrível e dividir esses dias e fazer essas trocas com todes foi precioso demais!

Melina Charlila

Senti como se a oficina tivesse me aberto um mundo de possibilidades, me fazendo primeiramente acreditar no meu próprio potencial. A didática da Clarissa é maravilhosa, tanto em relação aos conceitos teóricos/musicais, quanto na condução de práticas / vivências / exercícios. Os encontros e as trocas com todos os participantes também foram incríveis, conhecer tantas fontes de inspiração, pq ali todos tinham algo especial em suas histórias e experiências. Foi uma experiência muito rica e feliz para mim!

Fernanda Stürmer

A Oficina de Compositoras é uma oportunidade interessantíssima para quem quer se aventurar no mundo da composição. De maneira tranquila e profunda, Clarissa Ferreira conduz os encontros e propostas, abrindo espaço para que cada um dos participantes descubra seu próprio caminho, independente de ter ou não experiências musicais. Compartilhando materiais e referenciais profundos, nao só da música, mas também de outras artes, de filosofia, literatura, entre outros, um universo de possibilidades é aberto para que cada um navegue à sua maneira. Surge, assim um espaço de trocas, permeadas por diversidade. Uma experiência muito rica. Vale a pena.

Ministrado por:

Clarissa Ferreira, violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora. Bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em Etnomusicologia, pós graduanda em Arteterapia.

Inscreva-se na newletter para receber em primeira mão as novidades: