5.png
gêneros frases.png

Neste curso serão desenvolvidos conhecimentos acerca dos gêneros musicais afim de instrumentalizar os participantes a comporem dentro de cada linguagem específica. Iremos trabalhar como reconhecer e executar as células rítmicas de cada gênero, assim como as melodias e harmonias,  temáticas e as poéticas desenvolvidas em cada estilo.

O fenômeno comunicativo desencadeado pela música é um processo cujo principal ponto de partida é o reconhecimento dos gêneros musicais. Os gêneros instauram um ambiente afetivo, estético e social no qual as redes de comunicação e compartilhamento de símbolos irão operar. É através dos gêneros que nós experimentamos a música e as relações musicais, que “nós unimos o estético e o ético” (Frith, 1996).

 

Gênero musical é um “conjunto de eventos musicais (reais ou possíveis), cujo curso é governado por um conjunto definido de regras abertamente aceitas socialmente” (Fabbri, 1981, p. 52). Tais regras seriam compostas de determinantes técnico-formais (melodia, harmonia, arranjo, etc.), semióticos, comportamentais, sociais, ideológicos, econômicos e jurídicos, e estariam diretamente relacionadas a uma determinada “comunidade musical”, que “não necessariamente coincide com aqueles presentes no momento em que os sons são ouvidos” (idem. p. 59), isto é, representam antes uma associação imaginária ao conjunto de “regras” características daquele gênero.

 

 

Temas trabalhos:

  • Milonga

  • Samba

  • Baião

  • História do gênero musicais estudados e características sonoro-musicais

  • Células rítmicas: levadas dos instrumentos em cada gênero

  • Temáticas e formas poéticas dos estilos

Curso voltado para:

  • pessoas ainda não iniciadas na linguagem musical e iniciantes;

  • quem já toca ou canta e que gostaria de compreender as relações comunicacionais em música;

  • interessades em música brasileira;

  • profissionais da música que pretendem aprimorar seus conhecimentos.

A próxima turma inicia EM BREVE!

LEITURAS DE APOIO

 

TROTTA, Felipe. Som de cabra-macho: sonoridade, nordestinidade e masculinidades no forró. Comunicação, mídia e consumo são paulo ano 9 vol. 9 n. 26 p. 151-172 nov. 2012

 

GATTI, V. B. Súditos da Rebelião: estrutura de sentimento da nova mpb (2009-2015) 2015. Dissertação mestrado Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas, Universidade de São Paulo , São Paulo, 2015.

ULHÔA, Martha. Nova história, velhos sons: notas para ouvir e pensar a música popular brasileira.  Publicado em Debates v.1, n.1, p. 80-101, 1997