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Como se modelam percursos, vivências e aspirações em torno das práticas musicais?

 

A partir da investigação sobre si e do estudo de diferentes estilos e modos de fazer musical, iremos trabalhar através de dinâmicas de sensibilidade e expressões artísticas multi linguagens a subjetividade a fim de construir/reconhecer a identidade musical das pessoas participantes.

Com o estudo de diferentes culturas musicais refletiremos sobre seus modos de relação com a música afim de investigar as identificações e aptidões individuais.

Trabalharemos questões de estética musical a partir da audição e  leitura sobre alguns estilos musicais contemporâneos ligados à comportamento, estilo e marketing musical.

 

Temas desenvolvidos:

  • Capitalismo subjetivo

  • Capital Cultural (Bourdieu)

  • Gosto Musical

 

O curso consta de:

  • 4 encontros presenciais virtuais (gravados e disponibilizados posteriormente)

  • nuvem de leituras

  • grupo no whatsapp para trocas

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BIBLIOGRAFIA

ADORNO, Theodor W. Sobre música popular. In: COHN, Gabriel (Org.). Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1986. p. 115-146

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

DOS SANTOS BOIA, PEDRO. Construção social, materialidade e identidade na relação instrumento-instrumentista: explorando novos caminhos na Sociologia da Música Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. XX, 2010, pp. 109-136 Universidade do Porto Porto, Portugal

HENNION, Antoine. Pragmática do gosto. Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, nº 8, jan/jul, 2011, pp. 253-277 

GATTI, V. V. B. Súditos da Rebelião: estrutura de sentimento da nova mpb (2009-2015) 2015. Dissertação mestrado Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas, Universodfade de São Paulo , São Paulo, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SCHROEDER, Jorge Luiz. Corporalidade Musical: As marcas do corpo na música, no músico e no instrumento: Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2006.

 

TAGG, P. Análise musical para “não-musos”: a percepção popular... Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.7-18

ULHÔA, MARTHA TUPINAMBÁ DE. Nova história, velhos sons: notas para ouvir e pensar a música brasileira popular Publicado em Debates v.1, n.1, p. 80-101, 1997.